Luiz Lailo
No Orkut as comunidades de aquarela são dominadas pelos indianos. Lembro que, quando me cadastrei, via por lá muitos Johns e Marys e os tópicos versavam muito sobre técnicas e materiais - pincéis, papéis, essas coisas. Mas agora o pedaço pertence aos indianos. Eles chegam e escrevem: "Please check my artwork and comment...", "Hey check out my work", "Do rate my paintings".

E as pessoas respondem: "They are beautiful!! amazing! :)",
"oooooo !!!!
they r fantastic.
...it was luking so natural.
...i really love it......keep it up!!",
" tooo good!!
all the paintings r really superb!!!
keep doing dude!!!!"

Assim, conheci o trabalho de vários indianos, entre eles Abdul Salim. Tive o cuidado de pedir-lhe permissão para publicar seu trabalho aqui no blog. Ele gentilmente respondeu: "ok... do it sir. /rgrds"
Rgrds é o miguxês para regards, assim como quase ninguém escreve you are, mas simplesmente you r.

Vamos ao seu trabalho. A aquarela é uma midia sem muita definição. No geral a imagem é sugerida em pinceladas transparentes e aparentemente descuidadas. O resultado depende da qualidade do artista. A aquarela abaixo bem poderia passar por uma foto.
Clique nas imagens para ampliar


Após a chuva - aquarela sobre papel


Fishing - aquarela sobre papel

A técnica da aquarela não prioriza o pigmento branco. Essa cor é a própria cor do papel. No entanto, na paisagem acima, tenho dúvidas se não houve um retoquezinho daquela bisnaga branca que faz parte de toda caixa do aquarelista. Vou perguntar ao Abdul. A paisagem é incrivelmente bela e difícil de retratar, desde as nuances do branco até o detalhe de sombra e luz nas ondas que circundam o barco.

Abdul Salim é um artista completo e expressa sua arte através de diversas midias explorando, inclusive, as ferramentas de computação, como o Adobe Illustrator.
Você, que é apaixonado por pintura, não deixe de visitar sua galeria no Flickr. Clique aqui e dê um colírio aos olhos tão maltratados por essa vida atribulada e pela poeira do difícil caminho.
Marcadores: , , | edit post
4 Responses
  1. Vivi Malta Says:

    Eu adorei Abdul Salim! tbm gostei muito do blog (eu visitei seu blog por causa do blogblogs)!! eu não sou extamente "apaixonada por pintura" mas admiro muito essa expressão, assim com tbm admiro a delicadeza de dar valor a estas coisas!
    Borrocando é bem "a lá Guimarães Rosa!" hahaha


  2. Anônimo Says:

    lembra daquilo tudo que escrevi no msn naquele dia??? lembra mesmo??? então faz de conta que tô escrevendo, igualzinho aqui ... dona encrenca que se cuide ...


  3. Poste as suas aquarelas também, ok?
    Um abraço!


  4. Iêda Says:

    Adorei as aquarelas do Abdul, perfeitas! Vou explorar o link que você indicou.

    Abraços,
    Iêda